Renato Perim Colistete

Economia, História e História Econômica

Pátria iletrada

Posted by Renato em 04/01/2017

Matéria de Rafael Cariello e Tiago Coelho na Piauí sobre minha tese de livre-docência defendida na USP – aqui, com acesso restrito a assinantes, ou na banca de jornal.

11 Respostas to “Pátria iletrada”

  1. Rubem Oliveira de Paula said

    Prezado Dr. Colistete,
    Li a matéria da revista Piauí e fiquei apaixonado pelo assunto. Parabéns,pelo trabalho e pela matéria. Tudo indica que podem trazer bons avanços à percepção brasileira sobre a questão educacional e os reflexos atuais das instituições, da concentração e do autoritarismo, que estão, ao meu ver, longe de se encerrar, a arrisco opinar que até tomaram uma direção oposta a este encerramento, em 2016. Gostaria de saber se há possibilidade de disponibilização de sua tese “O atraso em meio à riqueza: Uma história econômica da educação primária em São Paulo, 1835 a 1920”. Em 2016 estive envolvido com a finalização de um mestrado, que me instigou em diversas áreas de conhecimento, especialmente Deep Learning, Aprendizado de Máquina, etc… Fiz algumas leituras mais recentemente (pós conclusão do mestrado), e inspirado pelo já clássico popular “Por que as nações fracassam”, em que a visão institucionalista se aplica perfeitamente, em especial o “Capitalismo de Laços” de Sérgio Lazzarini, e “Estranhas Catedrais”, de Pedro Henrique Campos, me deixaram muito interessado na economia institucional e história econômica, seria um prazer ter acesso ao seu trabalho.
    Atenciosamente.
    Rubem de Paula

  2. Mariana said

    Prezado Dr. Colistete,
    Li a matéria da revista Piauí e fiquei encantada com o tema de sua tese. Nesse sentido, gostaria de saber se é possível ter acesso à tese.
    Att,
    Mariana Fontão

  3. Betânia Laterza said

    Que trabalho interessante! Sou professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e gostaria muito de ter acesso a sua tese de livre-docência, para as minhas orientações e para os meu trabalhos de pesquisa. Peço-lhe a gentileza de me enviar pelo e-mail. Parabéns pelo trabalho realizado!

  4. Igor said

    Olá professor, sou discente do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras. Li a matéria da revista piauí recentemente e o tema abordado em sua tese me despertou imenso interesse, seria possível enviá-la por e-mail? Desde já agradeço e o parabenizo pela importante contribuição e trajetória acadêmica.

    • Renato said

      Olá Igor: obrigado pela mensagem. Enviei a tese como solicitado, espero que seja útil.

      Abraços, Renato

  5. Alexandre said

    Boa noite, Professor. Estou pesquisando sobre desigualdade provocada (ou não combatida) pela atividade financeira do Estado. Alguns aspectos da sua tese, referidos na reportagem da Piauí, me pareceram bem interessantes. Seria possível ter acesso a ela? Desde já parabenizo e agradeço. Atenciosamente,
    Alexandre

Deixe um comentário

