Renato Perim Colistete

Economia, História e História Econômica

Muito ricos x crescimento

Posted by Renato em 26/06/2012

Desde o ano passado o crescimento econômico no Brasil tem sido baixo e declinante. Em 2011 o PIB cresceu 2,7% e a indústria apenas 1,6%, sendo que no primeiro trimestre de 2012 o desempenho foi ainda pior. Se comparada ao primeiro trimestre de 2011, a indústria cresceu apenas 0,07% em jan-março de 2012. Na verdade, esse desempenho foi garantido pela indústria extrativa mineral, com seus 2,2% no trimestre. A produção da indústria de transformação caiu 2,6% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao de 2011. Mais importante ainda, o desempenho do Brasil tem sido bastante inferior ao de outras economias emergentes (incluindo México).

Apesar desses resultados pouco promissores, a alta elite econômica no Brasil continua indo muito bem e obrigado, mesmo quando comparada às elites de outros países, emergentes ou não. Os dados recentes do World Wealth Report 2012 da RBC Wealth Management e da Capgemini Consultancy mostram que o crescimento do número de indivíduos muito ricos no Brasil (aqueles com mais de 1 milhão de dólares disponíveis para investimento, ou high net worth individuals na definição do Relatório) foi o maior do mundo em 2011, com uma taxa de 6,2%.

Os muito ricos da China tiveram crescimento de 5,2%, enquanto os da Índia, outro BRIC, sofreram uma queda de 18% em seu número em 2011. Estados Unidos e Reino Unido também tiveram quedas (-1,2% e -2,9%, respectivamente), com os muitos ricos alemães crescendo 3%, apesar da crise europeia. Os gráficos abaixo resumem a história:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s