Renato Perim Colistete

Economia, História e História Econômica

Gráficos para história econômica comparada

Posted by Renato em 13/06/2011

Já faz algum tempo que o site Google Public Data Explorer faz parte da lista de “Dados” que se encontra na coluna à esquerda desta página. Recentemente, esse recurso do Google foi aperfeiçoado (dica do Newton Maruyama) e agora tornou-se realmente uma ferramenta que pode ser muito útil a pesquisadores, professores, alunos e outros interessados em história econômica comparada.

O site conta atualmente com dados atualizados de várias organizações, inclusive Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e OCDE. E o mais importante é que os recursos para uso e visualização das estatísticas tornaram-se mais dinâmicos e versáteis, além de ser possível inserir os nossos próprios dados no programa.

Vale um exemplo para ilustrar alguns dos recursos disponíveis. Importante: o exercício requer que se esteja logado em uma conta do Google, como a do Gmail. Peguemos, por exemplo, a participação das exportações de bens e serviços no PIB de Brasil e Coreia do Sul, em comparação com a média mundial, com a base de dados do Banco Mundial (é possível ver como a Coreia parte de um percentual relativamente baixo em 1960 e ultrapassa o Brasil em 1970, ampliando cada vez mais a diferença). A escala pode ser definida como linear ou logarítimica (linear, no exemplo). É possível acrescentrar outros países e combinações, México, por exemplo. Note que passando o cursor em algum ponto da linha de um dos países o gráfico mostrará o valor da variável em um ano específico (por exemplo, 9,1% em 1980 no Brasil).

Na barra dos anos, localizada logo abaixo do gráfico, podemos escolher períodos alternativos para comparação (clique em “Show time settings”). Selecionamos, por exemplo, o período clássico da Industrialização Substitutiva de Importações (ISI) até a crise dos juros e do segundo choque do petróleo (ou seja, até 1979). Ou então podemos visualizar separadamente o período da crise do endividamento externo e de alta inflação até o Plano Real (1980-1995). Ou ainda o período do Plano Real até 2009.

Um outro recurso valioso é o de acompanhamento dinâmico das mudanças das variáveis no tempo. Basta selecionar “bubble chart” no canto superior à esquerda. Vamos comparar os mesmos dados de exportação de bens e serviços de Brasil e Coreia do Sul (eixo vertical) com os dados de PIB per capita desses países (eixo horizontal), agora com a escala em log. Verifique se o cursor está no começo do intervalo e clique na seta de início. O gráfico mostra a variação dinâmica no tempo, assinalando Brasil e Coreia em destaque. Clicando no cursor é possível parar a animação e observar as variáveis em um ano específico (passe o cursor na bubble do país para ver os dados anuais).  Se se quiser acompanhar exclusivamente o comportamento das variáveis dos países selecionados, clique em “Show non-selected bubbles”. Ou ainda, se você quiser visualizar a trajetória dos países, clique em “Show trails”. Também é possível alterar as cores dos países por região, nível de renda e várias outras opções (janela superior à direita).

Enfim, mais uma recurso valioso para consulta, pesquisa e uso em sala de aula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s