Renato Perim Colistete

Economia, História e História Econômica

Biblioteca digital

Posted by Renato em 26/09/2009

Foi lançada recentemente uma nova ferramenta para a busca de livros digitalizados pelo projeto conjunto do Google e de bibliotecas universitárias: a Hathi Trust Digital Library. Milhares de obras de bibliotecas nos EUA têm sido digitalizadas e publicadas no Google Books para consulta pública. A proposta da Hathi Digital Library é tornar-se uma depositária alternativa e confiável das obras digitalizadas de 13 bibliotecas (e outras no futuro), independentemente das contingências que possam afetar a empresa Google. Em termos práticos, a Hathi Digital Library também oferece uma inferface mais funcional e amigável do que o sistema disponível no Google Books, com buscas por autor, título, ISBN, assunto, editora e data de publicação.

A limitação, idêntica à existente no Google Books, é que somente uma parte (bem menor, infelizmente) das obras que estão sendo digitalizadas pode ser acessada de forma integral, devido aos direitos autorais.  O sistema da Hathi Digital Library possui um recurso prático para filtragem das obras disponíveis com “Full-text” e “Search-only (no full-text)”, além de outros critérios como assunto, língua, local e data da publicação e formato original (livro, revista, conferência, etc.). Nos testes que fiz, porém, várias publicações que aparecem classificadas como “full-text” são, na verdade, “search-only”, um erro que, imagino, será corrigido com a consolidação do projeto.

Mesmo com as limitações existentes, a biblioteca digital possui inúmeras preciosidades para os historiadores econômicos que são de difícil acesso no Brasil.  Apenas alguns exemplos: a tradução “A History of Brazil” (1939) de João Pandiá Calógeras; o estudo “Brazil: a study of economic conditions since 1913” (1920), de Arthur Redfield, pelo War Trade Board do Departamento de Comércio dos EUA; o Relatório da Missão Abbink (1949) (no original em inglês) e a transcrição de uma audiência no Congresso americano sobre o “impacto do ‘milagre econômico’ sobre os índígenas da Amazônia“(1978) (um dos depoimentos sendo o de Peter Evans).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s