Renato Perim Colistete

Economia, História e História Econômica

História econômica do desflorestamento

Posted by Renato em 31/05/2009

Em 1997, Warren Dean publicou sua terceira obra clássica sobre o Brasil: With broadax and firebrand. The destruction of the Brazilian Atlantic Forest. Los Angeles: University of California Press (em português, A ferro e fogo:  a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 1997). A exemplo de dois livros anteriores (A industrialização de São Paulo: 1880-1945. São Paulo: Difel, 1971 [ed. original de 1969] e Rio Claro : um sistema brasileiro de grande lavoura, 1820-1920. São Paulo: Paz e Terra, 1977 [ed. original de 1976]), A ferro e fogo tornou-se um marco na historiografia brasileira e latinoamericana. Nesse livro, Warren Dean abordou a destruição da Mata Atlântica no contexto da expansão demográfica, agrícola, urbana e industrial que acompanhou a formação do Brasil moderno.  A ferro e fogo é uma obra pioneira da história ambiental da América Latina, assim como é também uma nova contribuição de Dean à historiografia econômica. Nela se encontra uma refinada análise das conexões entre, de um lado, os interesses econômicos de empresas, políticos, indivíduos e sociedade em geral, e, de outro, o desastre ambiental resultante do crescimento econômico acelerado no Brasil.  A alta tolerância da sociedade em relação à devastação ambiental, combinada com a ausência de restrições legais à busca de interesses econômicos a qualquer custo em detrimento da mata nativa, foram, segundo Dean, decisivas para o desastre ecológico que representou a destruição da Mata Atlântica.

Para quem pensa que esse é apenas um fato remoto e irreversível, pode presenciar a mesma lógica hoje em outras florestas brasileiras, e possivelmente os mesmos resultados no futuro. O jornal The Guardian e o Greenpeace mostram o que está acontecendo na Amazônia com a expansão da pecuária de exportação, que conecta os mercados europeus e a devastação acelerada da floresta. Fotos e vídeo expõem o ciclo, que fazem lembrar A ferro e fogo.

Anúncios

2 Respostas to “História econômica do desflorestamento”

  1. Alex said

    Gostei do blog. Está escrevendo bem… Vou dar uma olhada no livrp, porque estou editando uma série colecionável de 10 suplementos de 16 páginas sobre meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s