Renato Perim Colistete

Economia, História e História Econômica

Mortalidade infantil e outros

Posted by Renato em 11/02/2009

No Brasil, ainda são poucos os estudos de história econômica que incorporam as condições sociais que influenciaram a industrialização ou dela resultaram.  Em parte isso se deve à relativa ausência de dados quantitativos e qualitativos, mas só em parte. A própria ausência de dados às vezes já revela a pouca importância dada pela historiografia quando o assunto é, por exemplo, educação, salário, padrão de vida e distribuição de renda.

Mas além dos dados que ainda precisam ser pesquisados, há recursos visuais e gráficos interessantes que podem ajudar a despertar o interesse pelo assunto. Por exemplo,  uma das medidas sintéticas das condições sociais existentes nos países em relação ao desenvolvimento econômico é simplesmente a comparação entre as taxas de mortalidade infantil e os níveis de renda per capita.  Essa relação em termos internacionais é mostrada de forma muito atraente por uma figura do Gapminder.

Mais interessante ainda é o Gapminder World, que utiliza gráficos dinâmicos para visualizar a evolução histórica de indicadores econômicos e sociais de vários países. Basta escolher os países e compará-los em relação a diversos indicadores que são selecionados nos eixos do gráfico.

Como ilustração, selecione no gráfico do Gapminder World: a) Brasil e Argentina na coluna esquerda (“select”); b) “life expectancy at birth” (no eixo vertical) e “income per person – PPP” (no eixo horizontal). Depois clique em “play”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s